Loja de Materiais Elétricos na Zona Leste

Loja de Materiais Elétricos na Mooca e região


Com grande variedade de itens como tomadas, interruptores, fios, cabos, plugs, adaptadores, disjuntores, fusíveis, extensões e filtros de linha -, a seção de Materiais Elétricos da Planeta PSF oferece o que há de melhor para que esta etapa da sua obra. Conheça alguns dos nossos produtos:

Cabos de rede e cabos coaxiais na Mooca? A Planeta PSF tem!

As lâmpadas LED têm muitas vantagens quando o assunto é economia de energia em residências. LED (Light Emitting Diode) é um componente eletrônico que gera luz com baixo consumo. As lâmpadas LED necessitam de uma menor quantidade de potência para gerar o mesmo fluxo luminoso de uma lâmpada incandescente, e não utiliza reator. Veja mais alguns dos benefícios que as lâmpadas LED apresentam: qualidade de luz visivelmente confortável; baixa geração de calor; não emite raios ultravioleta e infravermelho; possibilidade de troca de lâmpada incandescente por LED, pois as bases das lâmpadas são do mesmo tamanho; economia de até 80% em comparação com as lâmpadas incandescentes; maior durabilidade em comparação com outras lâmpadas; fácil descarte e reciclagem por não conter chumbo ou mercúrio;

A diferença entre fios e cabos está na sua composição e resistência ao movimento mecânico, pois suas funções e capacidades são proporcionais. Um cabo elétrico é formado por vários fios que, unidos em determinada espessura, conseguem conduzir uma corrente, cuja capacidade é proporcional ao seu tamanho em milímetros. Os circuitos que alimentam luminárias, por exemplo devem ter cabos de no mínimo 1,5 mm; já os circuitos que ligam tomadas e interruptores à rede elétrica (circuitos de força) devem ter no mínimo 2,5 mm. Alguns circuitos que exigem mais energia, como é o caso de chuveiros e torneiras elétricas exigem cabos com bitola acima de 6 mm, dependendo da amperagem necessária para o chuveiro (que normalmente vem indicada na embalagem). Por isso, antes de concluir essa etapa do seu projeto de construção, confira a seleção de fios e cabos que a Planeta PSF oferece.

São hardware de rede usado para conectar um dispositivo de rede a outros dispositivos de rede ou conectar dois ou mais computadores para compartilhar impressoras, scanners etc. Existem basicamente três tipos diferentes de cabos de rede: os cabos de par trançado (os mais comuns), os cabos de fibra óptica (usados principalmente em links de longa distância) e os cabos coaxiais, que são usados em cabos de antenas para redes wireless e em algumas redes antigas.

Os cabos coaxiais não são mais usados porque são mais propensos a mal contato, os conectores são mais caros e os cabos são menos flexíveis que os de par trançado, o que torna mais difícil passá-los por dentro de tubulações. No entanto, o principal motivo é o fato de que eles podem ser usados apenas em redes de 10 megabits: a partir do momento em que as redes 10/100 tornaram-se populares, eles entraram definitivamente em desuso, dando lugar aos cabos de par trançado. Os cabos de rede transmitem sinais elétricos a uma freqüência muito alta e a distâncias relativamente grandes, por isso são muito vulneráveis a interferências eletromagnéticas externas. Os cabos de par trançado são classificados em categorias, que indicam a qualidade do cabo e a freqüência máxima suportada por ele. Cada categoria é composta por um conjunto de características técnicas e de normas de fabricação, que precisam ser atendidas pelos fabricantes.

Os eletrodutos, também conhecidos como conduítes, são aqueles tubos que ficam dentro das paredes, lajes e pisos, e tem como principal função proteger a fiação elétrica contra fatores externos que podem danificar e expor a segurança de uma residência, empresa, industria ou condomínio. Resumindo, é o conduíte que carrega a fiação. É um elemento de linha elétrica fechada, de seção circular ou não, destinada a conter condutores elétricos, permitindo tanto a enfiação quanto a retirada dos condutores por puxamento. Na prática, o termo se refere tanto ao elemento (tubo), quanto ao conduto formado pelos diversos tubos. A função principal de um eletroduto é proteger os condutores elétricos contra certas influências externas (por exemplo, choques mecânicos e agentes químicos) podendo também, em certos casos, proteger o meio ambiente contra perigos de incêndio e de explosão, resultantes de faltas envolvendo condutores.

Parte indispensável no acabamento da obra, as tomadas e interruptores têm regras e padrões muitas vezes desconhecidos por quem constrói.

O padrão de tomada determinado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o bipolar com aterramento (2P+T), é fabricado com capacidade para 10A ou 20A. Dentre os interruptores há os simples - com acionamento a partir de apenas um ponto - e os paralelos, que permitem acionar a luz a partir de múltiplos pontos. Em ambos os casos, é o uso que determina qual modelo usar. Para tomadas, o fator determinante é a potência dos aparelhos a serem conectados. Aquelas com plugues com diâmetro de 4 mm atendem a aparelhos que demandam até 10 A - a maioria dos equipamentos domésticos. Já as com plugues com 4,8 mm de diâmetro são usadas para aparelhos que consomem mais energia - até 20 A, como secadores de cabelo e aquecedores de ar. Nesse caso, não apenas o plugue, mas toda a instalação elétrica deve ter sido dimensionada para tal finalidade.

Observar a diferença entre os plugues proporciona mais segurança e também economia, pois apenas alguns pontos precisam receber fiações, disjuntores e tomadas com maior capacidade de corrente. O terceiro furo das tomadas é destinado ao fio terra.

Conheça a linha de chuveiros e duchas na Planeta PSF. Embora possam parecer sinônimos, há diferenças entre ducha e chuveiro. A principal é a forma de aquecer a água. A ducha, por exemplo, precisa de um aquecedor a gás, daqueles que ficam na área de serviço. Além disso, a a saída de água da ducha é mais forte! E por ser instalada na parede ou no teto, ela não precisa de fiação elétrica. Já o chuveiro tem um mecanismo próprio de aquecer a água, que normalmente é com uma resistência elétrica. Por causa da energia que gasta pra aquecer a água, a saída de água costuma ser menor. Porém, hoje existem chuveiros com pressurizadores, que são peças que aumentam a pressão da água e deixam o jato bem forte.

São dispositivos que mudam seu comportamento sob a ação de uma grandeza física, podendo fornecer diretamente ou indiretamente um sinal que indica esta grandeza. Quando operam diretamente, convertendo uma forma de energia neutra, são chamados transdutores. Os de operação indireta alteram suas propriedades, como a resistência, a capacitância ou a indutância, sob ação de uma grandeza, de forma mais ou menos proporcional. O sinal de um sensor pode ser usado para detectar e corrigir desvios em sistemas de controle, e nos instrumentos de medição, orientando o usuário.

As extensões elétricas nos ajudam em diversas situações, mas muitas pessoas fazem uso incorreto desses produtos. O mais indicado é que uma extensão elétrica seja usada por um período curto ou temporário. Como dica de segurança, conecte o aparelho primeiro na extensão, depois ligue na tomada. Além disso, certifique-se de que os fios não fiquem em um local de passagem de pessoas e evite acidentes. Conheça todas as opções de extensões que a Planeta PSF oferece.

Um multímetro ou multiteste é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital. Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, o ultímetro incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como o voltímetro, o amperímetro e o termômetro, dentre outros. O multímetro tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido à sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade. Há modelos destinados a uso doméstico (onde o risco de um acidente é menor) e modelos destinados a uso em ambiente industrial (que devido às maiores correntes de curto-circuito apresentam maior risco).

parallax background

25 anos de experiência comercial


Faça um orçamento hoje mesmo!

Fale conosco